Escolhendo a Agência de Tráfego Pago Ideal

Você tem uma pequena empresa ou um perfil comercial no Instagram e quer começar a anunciar na internet? Ou já anunciou e não obteve resultados?

Vamos falar sobre isso. Como escolher uma boa agência de tráfego pago? E qual é a ideal para o seu negócio?

Publicado em 8/10/2024

Tempo de leitura: 9 min.

Autor

Fábio Steinert

Autor

Fábio Steinert

Como escolher a agência de tráfego pago ideal para sua empresa.

Para quem tem uma empresa de maior porte e mais verba para investir, a recomendação é procurar por agências maiores, por isso nosso foco aqui é falar com quem tem uma verba menor e, ainda assim, precisa de um serviço de qualidade.

Escolhendo a agência de tráfego pago ideal: confira quais são os 5 principais “entregáveis” de uma agência

Um bom gestor de tráfego pago, sabe que o resultado de uma campanha de vendas, não depende apenas de algumas configurações na plataforma de anúncios, mas conhecer todas as etapas que envolvem a jornada de compra do cliente.

Demonstrar conhecimento da jornada do cliente denota profissionalismo e por isso deve fazer parte do que chamamos, popularmente, de “entregáveis”.

Então, quando estiver procurando uma agência, confira se os itens abaixo fazem parte do que ela entrega. Você pode encontrar essas informações no site da agência ou solicitar uma proposta à eles.

Principais Entregáveis de campanhas de tráfego pago:

1.Reunião

Um bom gestor conhece o seu cliente, o que ele vende e para quem ele vende.

É em uma reunião que ele buscará completar as informações de que precisa, e ainda não encontrou no seu site ou na rede social.

Quando o bom gestor aprofunda o conhecimento do seu negócio, ele entende melhor qual é o seu público ideal e isso permite mais assertividade em suas campanhas.

2. Alinhamento ou criação dos anúncios

A criação de anúncios é um capítulo à parte, pois o anúncio pode ser em texto, imagem ou vídeo.

Uma agência de tráfego não é obrigada a criar os anúncios, mas precisa saber como eles funcionam. 

É uma relação semelhante entre o artista e o crítico de arte, ou o jogador de futebol e o comentarista, ou seja, você pode não ter o dom para criar um quadro ou jogar futebol, mas entende o que funciona e o que não funciona.

Assim, o gestor de tráfego consegue alinhar a mensagem dos seus anúncios com o conteúdo da sua landing page e as configurações da sua campanha.

Em alguns casos a própria agência de tráfego pago tem o conhecimento necessário para criar os anúncios, nesse caso você só precisará aprová-los.

Confira se a proposta aborda os criativos dos anúncios de alguma forma. Há casos em que lhe será dito que é sua a responsabilidade por fornecer os criativos.

Esse é um ponto de atenção: você terá tempo e conhecimento para criá-los ou mais verba para contratar quem os faça?

3. Análise da sua página de vendas

A agência também deve saber analisar o conteúdo da sua landing page.

Ela precisa deverá analisar os seguintes itens:

  • Se os textos estão persuasivos: o sua agência de tráfego deve avaliar, se os seus textos conduzem o seu visitante a um próximo passo e finalmente a tomar a ação que você deseja; 
  • Ideal central: uma boa página de vendas deve focar em um único serviço, resolver um único problema. Seu gestor de tráfego sabe disso e deve auxiliá-lo, se necessário.
  • CTA (call to action): identificar a distribuição dos botões de ação (Compre agora, agende uma consulta, etc.) e, se eles têm bom contraste em relação ao restante da página, ou seja, se eles despertam a atenção do visitante;
  • Exploração de potenciais: quando a etapa da reunião é bem feita, a agência passa a conhecer bem o que você tem a oferecer e quais são seus diferenciais, esses diferenciais devem estar na sua página de vendas.
  • Usabilidade: a qualidade da navegação da página deve ser boa, tanto no computador como no celular, além de abrir rapidamente. Páginas lentas podem fazer você perder vendas.

Nem sempre é preciso uma página de vendas para obter resultados. Ela não será necessária, se o objetivo é aumentar o número de seguidores no Instagram, por exemplo.

Mas se você ainda não possui uma landing page e precisa de uma, veja com a agência se ela presta esse serviço ou indica alguém, do contrário caberá a você achar esse profissional de criação de landing page.

4. Gestão de campanhas de tráfego pago

É a parte central do processo.

Esse entregável prevê a criação e configuração da campanha na plataforma de tráfego, configuração do pixel e API de conversões e preparação da página de vendas para receber visitas. 

Se você não entendeu nada do que eu escrevi acima, não se preocupe, sem essa entrega não existem anúncios, isso é o básico que todos devem entregam. 

Um bom gestor de tráfego pago, acompanha periodicamente os resultados e otimiza suas campanhas.

5. Entrega de relatórios

É a prestação de contas.

A agência deverá te mostrar periodicamente os resultados das campanhas, conforme for acordado entre as partes. 

O que é definido neste acordo de entrega de relatórios:

  • Resultados: aqui a agência te passará como estão os resultados da campanha. Caso você queira alguma métrica que não esteja contemplada, solicite isso a sua agência.
  • Frequência: periodicidade de entrega de relatórios. Isso vai de cada agência e de cada acordo entre as partes. Em alguns casos pode haver breves reuniões para apresentação dos resultados.
  • Formato: como são entregues os relatórios, em uma planilha, PDF, apresentação ou relatório do Looker Studio.

Outros entregáveis

Além desses, existem outros entregáveis, como avaliação do seu atendimento no WhatsApp e criação de anúncios em vídeo com qualidade de estúdio ou a edição de vídeos.

Também pode ser entregue um planejamento por escrito, mas vale lembrar que quanto maior a entrega, maior o valor cobrado. 

A agência de tráfego pago realiza as campanhas que você deseja?

Algumas agências optam por não realizar certos serviços, como, por exemplo, tráfego para lançamentos, enquanto outras não atendem e-commerces. 

Cada necessidade exige conhecimentos diferentes do gestor de tráfego pago, por isso muitos optam em reduzir seu nicho de atuação para atender seus clientes com mais eficiência.

É importante ter consciência da sua real necessidade.

Você quer mais clientes na sua loja? Mais pacientes no seu consultório? Aumentar o número de seguidores no seu perfil do Instagram? Quer vender seu curso online? Vender consultoria? Ou precisa de mais clientes na sua loja física?

A partir do que você precisa, será montada uma estratégia para você, mas não antes de fazer um levantamento de todas as informações necessárias, que é o que veremos a seguir.

Gestor ou Estrategista de tráfego?

Retomando o item 1 dos entregáveis, quero reforçar que é muito importante:

  1. Uma boa investigação do serviço a ser vendido;
  2. Conhecimento aprofundado do especialista está ofertando esse serviço;
  3. Do público para quem queremos obter uma ação de conversão.

Um mau entendimento do que será anunciado ou para quem, pode acabar não te gerando resultados.

Procure avaliar se a agência de tráfego pago tem uma metodologia de trabalho. Não precisa ser um método revolucionário, basta ser o básico bem feito.

Quanto mais cru é o processo, menor a chance de resultados positivos.

Qual é o perfil de agência de tráfego pago da Ejourney

Primeiro é preciso dizer que esse artigo tem o propósito de orientá-lo a escolher a agência de tráfego mais adequada para o seu negócio.

Mas também tem o propósito de divulgar nosso trabalho organicamente, afinal, nem só de tráfego pago vive o homem.

Para cada empreendedor, existe um perfil de agência que vai te atender melhor, aqui conto qual é o nosso perfil.

A Ejourney é uma agência nova de marketing digital, e meu contato com o tráfego pago profissional, começa em 2022, quando ingressei na Comunidade Sobral de Tráfego (Subido).

Tenho mais de 20 anos de experiência em agência digital, o que me ajuda a entender o processo de vendas e de onde conquistei o conhecimento de copy de anúncios, usabilidade de sites e landing pages e de webdesign.

Esses conhecimentos complementam a gestão de tráfego pago e me permitem entregar um trabalho de maior qualidade.

Assumo o entusiasmo de quem está em um novo empreendimento e quer crescer degrau a degrau. Junto com esse entusiasmo, trago o comprometimento que sempre tive com meus clientes.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado. 🙂

Um grande abraço!

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