Empresas: quando o tráfego pago não ajuda

O que você precisa saber antes de contratar uma agência de tráfego pago e não desperdiçar o seu dinheiro.

Publicado em 4/10/2024

Tempo de leitura: 11 min.

Autor

Fábio Steinert

Autor

Fábio Steinert

Para quem esse artigo é útil?

  • Quem tem pequena ou média empresa e está buscando uma agência de tráfego pago;
  • Para quem já contratou um gestor de tráfego e não obteve resultados;
  • Quem quer crescer seu perfil profissional no Instagram;
  • Que está buscando mais clientes.

O tráfego pago é a forma mais poderosa do mercado digital para divulgar uma empresa ou um perfil profissional de rede social na internet, mas há casos em que mesmo ele pode não te trazer resultados.

Tráfego pago funciona, isso é um fato, mas por que às vezes não? 

Bem, um dos fatores é o tráfego mal feito, nesse caso o motivo é um gestor de tráfego despreparado.

Outra razão é quando a empresa anunciante está despreparada para divulgar sua marca.

Sua empresa ou negócio tem qualificação para implantar o tráfego pago?

Essa pergunta é muito necessária, para que você não jogue dinheiro pela janela, afinal o tráfego pago (anúncios online) resolve o problema da falta de visitas do seu site, landing page ou perfil social, mas não resolve problemas do seu negócio.

Se sua oferta não for boa, se sua comunicação não for clara ou se o serviço ou produto estiver com problemas, publicizar sua marca na internet te ajudará muito pouco.

A boa notícia é que ajustando alguns detalhes do seu negócio, o tráfego pago passa a atuar de forma muito mais eficiente para divulgar a sua empresa.

Pronto?
Descubra se você tem o que é preciso para anunciar online.

Tráfego pago não faz milagre, ele potencializa o que é bom, mas não salva o que é ruim.

O método P.E.P.A, admito que forcei a sigla para te ajudar a memorizar, te ajuda a avaliar sua qualificação para implementar tráfego pago no seu negócio.

Produto
Estratégia
Preço
Atendimento

Produto ou Serviço

Google Glass

Você já deve ter ouvido falar de produtos como o Google Glass, a Pizza do McDonald’s e o clássico videocassete Betamax. Algumas ideias na teoria parecem boas, mas na prática apenas não funcionam.

Segundo a revista Exame, mais de 50% dos novos produtos no Brasil fracassam atualmente.

dados do Sebrae, contam que 21,6% das microempresas, 17% das EPPs e 29% dos MEIs, fecham após 5 anos de atividade. Claro que aqui também entram problemas de gestão, não apenas do produto.

Assim, considere reavaliar seu produto ou serviço, caso ainda não seja algo já validado no mercado.

Analise se o seu produto:

  • Resolve um problema, necessidade ou desejo do seu público?
  • Existe uma boa procura por ele?
  • É fácil de usar?
  • Tem boa qualidade?
  • Melhora, comprovadamente, a qualidade de vida do seu público consumidor?
  • Ajuda a criar boas experiências?
  • Afinal, que feedback você recebe de quem já comprou de você?

Analise se o seu serviço:

  • Resolve um problema, necessidade ou desejo do seu público?
  • Gera uma transformação física ou psicológica?
  • Proporciona mudança de status ou patamar financeiro?
  • Existe uma boa demanda por seus serviços?
  • Possui um bom atendimento?
  • Você proporciona boas experiências?
  • Qual retorno seus clientes lhe dão sobre você?

Estas listas podem ser ampliadas conforme o seu segmento e público-alvo, aqui eu trouxe apenas o indispensável.

Se o único problema do que você quer anunciar é a baixa visibilidade, então o tráfego pago é uma ótima solução.

Estratégia

Assim como os esportes dividem-se em categorias, o mercado de serviços também. 

No boxe existem faixas de peso, no futebol divisões (1ª, 2ª, 3ª e 4ª divisão), o mercado também está assim, por exemplo, será que a minha academia pode concorrer com a Smartfit em preço?

Pense bem, a academia do outro lado da rua, o estúdio de pilates ou a turma do crossfit que estão na mesma região que você, podem ser muito mais seus concorrentes que a Smartfit.

Radar de concorrência para tráfego pago da Ejourney.
Este radar de concorrência que usamos aqui na Ejourney possui 2 pontos de avaliação, mas podemos estabelecer quaisquer critérios que atendam o nosso nicho de mercado.

É preciso descobrir em que pontos você é melhor e como consegue ajudar as pessoas de um jeito único antes de fazer tráfego pago para sua academia e nesse ponto uma boa agência de tráfego vai te ajudar a fazer essa leitura.

Entenda como escolher a agência de tráfego pago ideal para o seu negócio.

Preço

Preço bom é preço alinhado com o que você oferece e com a qualidade que está entregando.

Entender qual é o custo do seu produto e o retorno que ele te dá pode ser importante para definir sua estratégia de marketing e tráfego pago. Na Ejourney esse passo é aplicado na etapa de planejamento de presença digital.

Preço bom é preço alinhado com o que você oferece e com a qualidade que está entregando.

Não há nada de errado em concorrer pelo menor preço, afinal esse pode ser o seu diferencial. Às vezes as pessoas só querem resolver um problema, não querem pagar mais pela experiência.

Quem tem preços mais elevados precisará ajustar sua comunicação para demonstrar mais categoricamente os seus diferenciais e buscar o público correto. 

Não basta ser bom, é preciso dizer que é.

Quando seu preço está incompatível com o que você entrega, costuma haver maior dificuldade para realizar a venda.

Atendimento

Pense por um momento que você está prestes a publicar sua campanha de tráfego pago!

Você investirá em anúncios, em uma agência de tráfego pago e, talvez, em uma página de vendas. 

A jornada de compra do cliente possui várias etapas, muita gente visita sua página, mas não compra naquele momento, antes ela visita sua rede social, seus concorrentes e a maioria não volta.

Somente quando essa pessoa se sente segura e está em um momento de maior urgência, é que ela toma a decisão de comprar, chamando você no WhatsApp ou Direct.

E agora que essa pessoa iniciou uma conversa, como você avaliaria o seu atendimento de venda?

  • Quanto tempo demora para responder?
  • Você cuida da estética da sua mensagem?
  • Chama o cliente pelo nome?
  • O que você responde quando ela te pergunta o preço?

Existe uma série de pequenos cuidados que devemos tomar no momento desse atendimento.

Para quem tem consultório, por exemplo, é muito comum colocar sua secretária para receber os contatos gerados pelo tráfego pago. Mas se ela não tiver nenhuma noção do atendimento de vendas, certamente não conseguirá avançar com os indecisos.  

Nem todos podem ter alguém dedicado à tarefa atender as pessoas vindas das campanhas de tráfego pago, mas é possível prestar um atendimento de maior qualidade, evitando os erros que a maioria comete.

Boas agências de tráfego pago sabem dar esse tipo de orientação para que seus clientes façam bons atendimentos.

Quem deseja anunciar o seu negócio na internet, precisa estar disposto a qualificar ou dedicar alguém para o atendimento

Quanto custa anunciar online?

Para qualquer pergunta sobre valores a resposta mais correta é: DEPENDE. 

Depende do seu segmento, da sua concorrência, da estratégia adotada, enfim, tudo conta.

A própria equipe de suporte da Meta recomenda um mínimo de 20 reais por dia, enquanto a maioria dos gestores profissionais fala em investir acima de mil reais por mês em anúncios.

Com relação ao valor máximo não existe um limite, o ideal é ir escalando os investimentos com responsabilidade.

É importante lembrá-lo que, além do custo dos anúncios da plataforma, existe o custo com o gestor ou agência de tráfego.

Considere também o investimento em uma landing page, caso você não possua uma e sua estratégia demande isso. Nem sempre é preciso possuir uma página de vendas.

Outro ponto de atenção é a criação de anúncios, seu gestor de tráfego oferece esse serviço? Está incluso ou é cobrado a parte? 

Montar uma planilha do que é necessário é uma boa opção, assim monte uma planilha com os seguintes itens:

  • Verba que planeja investir na plataforma de anúncios (Google ADS, Meta ADS, TikTok);
  • Agência de tráfego: algumas agências também cobram comissão sobre os resultados;
  • Landing page: caso precise de uma, orce a criação da página de vendas e lembre-se da mensalidade da hospedagem;
  • Criação dos anúncios (texto, imagem e vídeo): eles podem ser criados por sua agência, por você ou ainda por outra agência com a qual você já trabalhe.

Você pode ter vendas no primeiro mês, mas a tendência é que ainda não tenha um resultado satisfatório, por isso o ideal seria manter uma campanha rodando por, no mínimo, 3 meses.

Quem pensa apenas em “testar se tráfego funciona” anunciando por um mês, pode se decepcionar, porém, persistindo pode ter uma grata surpresa.

Por quanto tempo devo anunciar para ter resultados?

Novamente o bom e velho DEPENDE domina a nossa resposta, entretanto vale algumas considerações:

  1. Se o seu objetivo é ganhar mais visitantes, você conseguirá isso tão logo sua campanha esteja no ar, já o número de visitantes dependerá da qualidade do seu anúncio e da verba investida.
  2. Já se o objetivo é vender, a qualidade do público é mais determinante, se ele não te conhece ou não conhece a sua solução, você precisará construir essa confiança e isso leva algum tempo.

    Quem já possuiu um público quente, tem aí um atalho para chegar às vendas.
  3. Quanto mais tempo uma campanha fica no ar, mais inteligência ela adquire e, por isso, tende a entregar melhores resultados.

Você pode ter vendas no primeiro mês, mas a tendência é que ainda não tenha um resultado satisfatório, por isso o ideal seria manter uma campanha rodando por, no mínimo, 3 meses.

Quem pensa apenas em “testar se tráfego funciona” anunciando por um mês, pode se decepcionar, porém, persistindo pode ter uma grata surpresa.

Conclusão

A estratégia ideal é ter um planejamento para investir em tráfego pago por pelo menos 6 meses, começando com um valor que não comprometa seu orçamento mensal e ir escalando conforme os resultados forem aparecendo.

Lembre-se de aplicar o método P.E.P.A, a estratégia de marketing ajuda, mas no final, a grande chave da venda é o que você vende e como vende.

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