Como Divulgar Minha Empresa Gratuitamente

Você começou um novo negócio e agora precisa a divulgar a sua empresa, fez um perfil nas redes sociais, possivelmente no Instagram, e viu que isso não basta para os clientes começarem a aparecer.

Confira 3 estratégias simples e gratuitas para o seu negócio.

Publicado em 20/10/2024

Tempo de leitura: 6 min.

Autor

Fábio Steinert

Autor

Fábio Steinert

Como divulgar minha empresa na internet.

Começar é difícil, eu sei bem, principalmente se você não tem muito dinheiro para investir, mas é preciso buscar os primeiros clientes em meio a tantas outras coisas que temos para resolver.

Seja qual for o seu momento, talvez você esteja deixando passar alguma boa oportunidade de divulgar o seu negócio na internet

Por essa razão, trouxe algumas oportunidades para o pequeno empreendedor, como eu, divulgar seu ofício gratuitamente na internet.

Google Perfil da Empresa

Anteriormente chamado de Google Meu Negócio, essa é uma ótima forma de divulgar o seu negócio local, ou seja, quem tem uma loja física precisa criar um perfil aqui.

Você não precisa ter um site para aparecer no Google, basta acessar o Google Perfil da Empresa e começar. É muito fácil e intuitivo, apenas capriche na hora de descrever o que você faz.

Em poucos minutos seu negócio estará literalmente no mapa, ou melhor, no Google Maps e nos resultados de busca. 

Como se destacar no Google hora de divulgar a sua empresa

Você já deve ter pesquisado por algum restaurante ou tele-entrega no Google e percebeu que ele te mostra estabelecimentos próximos de você, porém, não necessariamente os mais próximos.

Isso vale para qualquer negócio, seja uma academia, consultório, clínica estética, loja de roupas, salão de beleza, enfim, fica muito mais fácil seus vizinhos encontrarem você.

Mas não é apenas a distância que conta, segundo o próprio Google, a relevância e o destaque, também importam.

Critérios de ranqueamento para divulgar seu negócio no Google Perfil da Empresa.

Uma vez que entendermos um pouco das regras para ranquear bem, é hora de seguir algumas dicas que o próprio Google nos dá.

  • Preencha o máximo de informações possíveis por ser desta forma que o Google entenderá se o seu negócio é relevante para quem está pesquisando;
  • Mantenha suas informações sempre atualizadas, sua empresa fará feriado? O telefone mudou? Atualize. 
  • Fotos: elas chamam a atenção das pessoas e transmitem confiança para o seu público, mas por favor, use boas fotos, ninguém gosta de fotos escuras, borradas ou pixeladas. 

    DICA EXTRA: Reserve um tempo para fazer um registro bem bacana do seu local de trabalho. Mostre o resultado do que você faz, suas fotos são aliadas importantes para conquistar cliques no Google.
  • Peça para seus clientes te avaliarem: o GPE permite que você envie um formulário para os seus contatos te avaliarem, peça uma avaliação para quem gosta do seu trabalho.

    DICA EXTRA: seja bem pessoal na sua solicitação, cite o nome da pessoa para quem você está solicitando a avaliação, quanto mais “automatizado” for o seu pedido, menores as chances de você ser atendido.
  • Esteja atento às mensagens: responder perguntas te gera credibilidade e respondê-las rapidamente pode te gerar vendas. 

    DICA EXTRA: sempre que possível use palavras-chaves na sua resposta, seja natural no uso dessas palavras.

Divulgue sua empresa no Shorts do Youtube

Vídeos curtos são uma das grandes tendências da internet e costumam gerar muitas visualizações.

Um vídeo com conteúdo relevante sobre o que você faz ou vende, pode ajudar a divulgar rapidamente o seu negócio. 

É preciso apenas que seu vídeo tenha entre 15 a 60 segundos de duração para ser um short, além de ser gravado no formato retrato.

Dicas para fazer um bom short no Youtube:

  1. Responda uma pergunta: quais dúvidas e problemas sem público têm? Faça vídeos resolvendo estas dúvidas de forma, simples, rápida e didática; 
  2. Faça demonstrações: mostre como o seu serviço funciona, como é o ambiente da sua clínica ou loja, mostre resultados;
  3. Use legenda: evite que seu vídeo seja pulado por quem estiver com o som desativado;
  4. Seja divertido: ou pelo menos evite ser muito “duro” ou institucional demais, as pessoas acessam o Youtube para se divertir ou buscar a solução para algo;
  5. Cuide da qualidade: vídeos de má qualidade não terão preferência, é preciso ter uma qualidade mínima. Vídeos escuros ou pixelados tendem a tomar um chá de sumiço dentro do Youtube. Filme sempre com boa luz.

Divulgando sua Empresa no TikTok

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma rede social apenas para jovens. É possível, sim, divulgar o que você faz lá dentro. 

Aliás, nossos pais invadiram o Orkut, depois o Facebook, mais recentemente o Instagram, então, se os jovens estão no Tik Tok, com o tempo seus pais estarão lá também.

Uma pesquisa de 2024 da Opinion Box revelou que 70% das pessoas que estão no TikTok são 30+.

Pesquisa da faixa etária dos usuários do TikTok OpinionBox.

Em 2022, nessa mesma pesquisa, o público 30+ correspondia a 54% dos usuários da rede.

Quem está no TikTok não procura apenas diversão, elas seguem e interagem com marcas.

Pesquisa revela o percentual dos usuários do TikTok que seguem marcas e que compram produtos.

Muitas pessoas usam o próprio Tik Tok para fazer suas pesquisas no lugar do Google, pois lá os produtos e serviços podem ser mostrados com mais detalhes.

O Instagram também é assim, quem aqui não segue algum perfil culinário, ou profissional de saúde como um nutricionista, por exemplo?

Turbinar Post do Instagram (pagando pouco)

Turbine publicações que deram bons resultados organicamente.

Não custa caro patrocinar uma publicação, você pode fazer isso por uma ou duas semanas e não precisa contratar ninguém para fazer isso por você, afinal esta funcionalidade é totalmente intuitiva.

O procedimento é bem simples e você pode escolher entre os seguintes objetivos:

  1. Mais visitas ao perfil;
  2. Mais acessos ao site (se você tiver um);
  3. Mais mensagens;
  4. Mais cadastros.

Reserve uma verba para turbinar pelo menos 2 posts por mês, isso te permitirá crescer no Instagram com mais velocidade.

Se você tem dúvidas sobre os resultados de quem anuncia no Instagram, sugiro a leitura desse outro artigo: anunciar no Instagram vale a pena?

“Mas isso não é comprar seguidores? Ouvi falar que é ruim…”

Não. Isso é distribuição de conteúdo, você está levando seu conteúdo para que mais pessoas REAIS o vejam.

Existem aplicativos que geram seguidores FALSOS, isso sim é ruim para o seu perfil. Existem até mesmo agências com páginas na internet vendendo assinaturas para te entregar seguidores, evite-as.

Conclusão

Trouxe para você as estratégias mais simples e que requerem menor esforço, excelentes opções para quem está começando e que muitas pessoas não costumam olhar.

Além delas, podemos listar também, grupos de condomínios ou de bairro no Facebook, onde as pessoas divulgam seus serviços.

Dependendo do seu negócio essas estratégias funcionaram melhor do que outros. Comece por elas antes de buscar estratégias mais avançadas.

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