O que aprendi sobre crescer no Instagram

O que sempre funciona, o que não se sustenta e o que você não pode deixar de fazer para o seu Instagram crescer.

Para quem esse artigo é recomendado?
Pequenos e médios empreendedores, profissionais autônomos, donos de negócios de abrangência local.

Para quem não é recomendado?
Quem busca por posts virais, truques ou coisas do tipo “tentar destravar o algoritmo”.

Essa publicação é um relato da minha experiência pessoal, que se alinha com a realidade vivida pela grande maioria das pessoas, que buscam crescer com consistência e persistência.

Hacks e dicas de como usar o Instagram para aumentar sua audiência vão funcionar se a “casa estiver em ordem”. O artigo de hoje é sobre como preparar seu perfil de Instagram para o crescimento.

Publicado em 27/08/2025

Tempo de leitura: de 8 a 12 min.

Autor

Fábio Steinert

Autor

Fábio Steinert

O que aprendi sobre crescer no Instagram

Sobre a minha experiência como coprodutor para perfis de Instagram

Antes de falar sobre o que funciona no Instagram, preciso te contar um pouco do que vivenciei como profissional dos bastidores.

Estou na internet desde 2006, atuando como webdesigner e desenvolvendo de projetos e ações de marketing digital (quando ainda não era chamado de “marketing digital”).

Como coprodutor para perfis de Instagram, são 7 anos. Nesse período, gerenciei 7 contas de Instagram, algumas institucionais e outras de especialistas da área da saúde, mais especificamente nutrição e psiquiatria.

Trabalhei com especialistas dedicados e, em outros casos, não recebi qualquer suporte para produzir o conteúdo, ou seja, o popular “te vira”.

E qual a minha participação como coprodutor?

  • Criar um design “escaneável”, deixando o conteúdo mais didático e fácil de se entender;
  • Criar narrativas a partir do conteúdo trazido pelo especialista, em alguns casos;
  • Implementar o tráfego pago (anúncios online), também em alguns casos.

O que formou minha visão sobre o que funciona no Instagram?

Além dos perfis para os quais trabalhei, tive minhas próprias experiências como especialista e vivi todo tipo de situação.

Também segui todo o tipo de especialista em Instagram e apliquei todo tipo de dica e hacks. E, na verdade, muitas funcionam, mas não se sustentam se você não cumprir certos requisitos.

Criei todo tipo de post: em carrossel, simples, reels, vídeos longos, stories. Fiz posts feios, bonitos, conteúdos profundos, rasos, validados por outros, além de muita experimentação.

Por que estou escrevendo sobre o Instagram que funciona?

Percebi que as pessoas que vivem de ensinar engajamento no Instagram não costumam abordar com frequência certos pontos.

São justamente esses pontos que servem de base para o resto funcionar, desde o hack do momento (como o do óculos da Ray-Ban, por exemplo) até campanhas consistentes de tráfego pago para a conquista de engajamento e seguidores.

Sem mais delongas (sempre quis dizer isso), vamos ao que interessa.

O que funciona sempre no Instagram

Valor e Relevância

O óbvio precisa ser dito, seu conteúdo precisa ter um valor direto para o seu público, algo que possa agregar conhecimento ou que apresente uma solução.

Sejamos sinceros, é bem pouco interessante seguir um perfil que somente expõe fotos de eletrodomésticos por exemplo, mas seria interessante se o perfil avaliasse esses produtos, certo?

Um erro que muita gente comete é gerar conteúdo para o público errado. Vou dar mais um exemplo.

Se você é médico e costuma usar muitos termos técnicos, produzindo conteúdo muito avançado, acabará atraindo outros médicos e curiosos. É preciso entender que tipo de informação seu público deseja ver no seu perfil e há muitas maneiras de descobrir isso.

Originalidade

Quando mais de 50% do seu conteúdo não vem das suas experiências ou da sua visão, sua concorrência se torna maior, pois significa que você está somente reformulando algo que eu já disse.

Ah, mas tem vários profissionais na minha área que fazem o mesmo que eu, como vou ser original?
Conte as SUAS experiências, dê o SEU ponto de vista, mostre os SEUS resultados. A origem do SEU conteúdo não pode vir tão somente de outros canais.

Ser original não é apenas apenas trazer pautas inusitadas, mas também a forma de apresentar um conteúdo.

Por exemplo:
Se você quiser conscientizar o seu público de que um balde de pipoca grande no cinema de 170g, com manteiga, contém 25g* de gordura, como você diria isso?

Você apenas “solta” a informação e está tudo resolvido?

Outros nutricionistas certamente sabem o que isso significa: 25g de gordura, mas o público que você deseja atrair talvez não tenha noção do que essa informação significa.

Uma solução é estabelecer uma comparação, desta forma:

“Você sabia que um balde de pipoca grande com manteiga contém tanta gordura quanto um Big Mac ou um café da manhã com bacon e ovos?”

Quantos gramas de gordura contém um balde de pipoca grande e um Big Mac?

Eu não só estabeleci uma comparação, como trouxe um componente da cultura popular, o Big Mac, o que aumenta ainda mais o interesse e curiosidade das pessoas pela informação.

Uma abordagem visando o público feminino seria dizer que 25g de gordura são mais da metade da gordura diária recomendada pela OMS.

(* Dados da OMS, Ministério da Saúde (Brasil) e SBC.)

Precisa mostrar a cara, sim!

“Você pode crescer no Instagram SEM APARECER.”

Talvez você também já tenha recebido algum anúncio assim. Embora até seja possível crescer no Instagram sem aparecer em frente a uma câmera, é muito mais difícil.

Os melhores resultados que vejo são de pessoas que aparecem constantemente. Você mesmo pode observar isso.

A lógica você já conhece: é muito mais fácil estabelecer uma conexão com outras pessoas. Enquanto o conteúdo te conecta apenas com ideias, quando uma pessoa está falando com você, a conexão vai além das ideias:

  • Ocorre conexão pela forma de comunicação: com autenticidade, de forma mais séria ou descolada;
  • Pelo tom de voz e cadência da fala;
  • Aparência: pela forma como você se veste e como cuida do cabelo;
  • Pelos ambientes onde você grava;
  • Por ideais, que muitas vezes só transparecem naquele vídeo mais espontâneo;

Fale com confiança

As pessoas com os melhores resultados são aquelas que conseguem se expressar com confiança e fluidez.

É sempre mais agradável ouvir quem fala com confiança e energia, você não acha?

Nem todos são eloquentes para falar e desembaraçados para se expor, mas essas também são habilidades treináveis; quanto mais fazemos, melhor ficamos.

Um perfil que nos ajuda nisso é o da fonoaudióloga Ligia Paula Machado.

Micronicho

O melhor resultado que vivenciei foi em um micronicho de uma especialista em nutrição hospitalar. Ela não tinha tantas seguidoras, mas elas eram altamente engajadas e consumidoras das suas aulas online.

O perfil do Instagram dela cumpria a maioria dos requisitos: feed organizado, clareza do público, stories constantes e conteúdo profundo.

Ela postava duas vezes por semana e não aparecia nos stories todos os dias. Ainda assim, conseguiu bons resultados.

Busca constante por interação

Caixinhas de perguntas, enquetes, deixar perguntas no final de posts de imagem e vídeos para a audiência comentar ajudam muito.

Quando você abre espaço para as pessoas interagirem, é como se você descesse do palco em que está fazendo um show e sentasse em uma mesa com as pessoas para beber e trocar uma ideia.

Caixa de perguntas do Instagram.

Caixinha de perguntas do Instagram proporcionam mais visualizações nos seus stories.

Formas de engajamento que o Instagram oferece.

Ferramentas para você aumentar o engajamento no Instagram.

Exemplo de CTA para post do Instagram

Use CTA’s em seus post do Instagram para ajudar a gerar comentários.

Consistência

Se você frequenta academia e para, frequenta e para, frequenta e para, o “shape” vem ou não vem?

Consistência para buscar resultados no Instagram.

A lógica nesse ponto é bem parecida, sem consistência o resultado fica comprometido.

Apareça com a maior frequência possível no seu perfil de Instagram. Não importa se é um post no feed, um storie, mas dê um alô para quem te segue.

Reels

Estamos na era dos vídeos e não produzir conteúdo neste formato é deixar de levar nosso conteúdo para um número muito maior de pessoas.

Nas contas que gerencio, vídeos têm um alcance médio 4X maior que as publicações tradicionais. Mas, em alguns, casos já vi alcances 8X maiores.

CURIOSIDADE: o vídeo de maior alcance e engajamento não foi um reels de 90s, mas um corte de 10 minutos. O assunto era “o impacto do sono profundo na nossa saúde”.

Tráfego Pago (Anúncios Online)

Você pode fazer uma campanha de vendas no Instagram, de engajamento, de conquista de seguidores ou simplesmente usar o botão Turbinar Post. O tráfego pago funciona, sim.

No entanto, o tráfego pago não ajuda perfil ruim. Antes de pensar em anunciar, pense sobre o que foi visto até aqui. E, se quiser se aprofundar um pouco mais, eu busquei responder à pergunta: tráfego pago para Instagram vale a pena?

Analise os resultados

Olhar o que está acontecendo na sua conta do Instagram é uma das coisas que me permite escrever este artigo hoje, os resultados do presente ajudam a definir o melhor caminho a ser seguido.

O que não se sustenta

Conteúdo com baixa qualidade gráfica

Se você for até a guia explorar (lupa), verá que a maioria dos conteúdos sugeridos pelo Instagram possui uma boa qualidade gráfica. Assim, conteúdos com qualidade visual têm mais chance de obterem melhor alcance.

Selos “mágicos”

Falei no começo do selo da Ray-Ban que aparece nos stories, mas você certamente lembra do “Fique em casa”, “Apoie pequenos negócios”, entre outros “selos” que, quando você os utilizava, o alcance dos seus stories aumentava assustadoramente.

Claro que não é ruim surfar esse tipo de onda, mas ficar à caça desse tipo de hack e, pior, dependente disso, é um verdadeiro atestado de falta de qualidade e de confiança no que você está fazendo com o seu Instagram.

Mudar de área no meio do caminho

Você começa a construir uma audiência falando de filosofia e depois resolve começar a falar de saúde. 

Isso causa um impacto negativo naquelas pessoas que começaram a te seguir por pela da filosofia, sentirão falta de confiança em você.

Por que alguém faria isso, você está se perguntando? Bem, isso é mais comum do que se imagina.

Um resumo do que sempre funciona no Instagram

  1. Valor e relevância: entregue conteúdo de valor para o seu público, não faça apenas conteúdo para preencher lacunas.
  2. Originalidade: é tão difícil ser 100% original nos dias de hoje, mas você pode colocar sua visão de determinado assunto ou buscar novas perspectivas sobre ele.
  3. Mostre a sua cara: as pessoas querem te ver, mais do que você imagina, não tenha receio, tampouco se preocupe com julgamentos, quem paga suas contas é você.
  4. Fale com confiança: é mais fácil falar com confiança quando você domina o assunto, se mesmo assim você tiver dificuldades, busque desenvolver essa habilidade.
  5. Micronicho: quanto mais específica for sua solução, menor a concorrência. Quanto mais bem apresentada, menor a concorrência.
  6. Consistência: só prospera quem persiste, pois parar no meio do caminho não dá medalha para ninguém.
  7. Reels: vídeos, em geral, têm pelo menos 4 vezes mais alcance do que posts em imagens. 
  8. Tráfego pago (anúncios online): anunciar no Instagram funciona para quem tem um perfil bem estruturado e com qualidade. É possível começar com pouco para escalar seus resultados.
  9. Analise os resultados: entender o que funciona e o que não funciona é como achar uma nota de 50 reais no bolso do casaco toda semana. Por favor, analise seus resultados ou busque alguém que faça isso para você.

Conclusão

Não é fácil fazer seu perfil do Instagram decolar, mas é possível, se houver planejamento e investimento de tempo.

Investir em tráfego pago pode suavizar seu investimento em tempo, mesmo assim, o seu perfil de Instagram deve estar bem-apresentado e ser relevante, do contrário, irá apenas desperdiçar dinheiro.

O Instagram tem se mostrado um excelente canal para novos negócios, mas você precisa levá-lo a sério, tanto quanto outros investimentos na divulgação do seu negócio.

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